top of page

Endodontia

Quando devo recorrer à endodontia?
Um caso que o endodontista é o especialista mais indicado para corrigir e tratar o problema é quando a cárie se encontra na parte mais profunda do dente ou o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave. Nesses casos, o dente passa por uma necrose ou inflama a polpa dentária, causando sintomas como a dor espontânea, a sensibilidade prolongada ao frio ou calor e o incômodo ao toque e na mastigação.

No tratamento Endodôntico é feita à remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente. Ela pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

Hoje, graças aos avanços tecnológicos na odontologia, muitos casos podem ser tratados em uma única sessão. Atualmente as técnicas contam com auxílio de novos aparelhos. O localizador apical eletrônico e motores endodônticos que auxiliam o tratamento para que seja mais rápido e preciso.

odonto espaço (1).png

O que é Endodontia?
A Endodontia é a especialidade que trata o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa e raiz do dente. Além de eliminar os sinais e sintomas de irregularidades na parte interna do dente, o endodontista busca salvar e manter o dente em boca e evitar complicações posteriores, como o uso de implantes, por exemplo. Mais do que o popularmente conhecido tratamento de canal, o profissional também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos e cistos de pequeno e médio porte. Seu propósito é buscar sempre a manutenção do dente, de forma a preservar os elementos dentais a partir da prevenção, da detecção e do tratamento dos tecidos dentais.

Cuidados
Lembre-se que o melhor tratamento é a prevenção. Faça por meio de boa higiene oral, dieta equilibrada e visitas periódicas ao dentista. Caso apresente algum dos sintomas citados, consulte um endodontista para o tratamento adequado.

bottom of page