O que é Periodontia?
A Periodontia é uma área da odontologia que cuida de tudo que fica ao redor do dente (gengivas, ossos e ligamento periodontal, por exemplo) e que trata as inflamações e infecções da gengiva.

As doenças periodontais mais comuns relacionadas a essa especialidade são:
-Gengivite (inflamação das gengivas)
-Periodontite (danificação do osso de apoio e as fibras que seguram os dentes), sendo a mais grave, por poder ocasionar a perda dos dentes.

A doença periodontal é a maior causa de perda de dentes em adultos, afetando três em cada quatro pessoas.

Cuidados
Tanto a escovação quanto o uso do fio dental são a forma mais adequada de se prevenir da doença periodontal. Remover a placa bacteriana é a chave para melhorar a saúde bucal. Por isso, busque consultar regularmente com um odontologista para realizar uma limpeza dental.

odonto espaço (3).png
odonto espaço (2).png

Quais as causas da doença periodontal?
Dentre as principais causas, a maior de todas é a ausência de uma higiene bucal adequada. Essa falta ocasiona em placas bacterianas que podem endurecer e se tornar tártaro. As placas podem infectar a gengiva e os dentes, causando a perda do osso. O tártaro só pode ser removido a partir de uma limpeza profissional (raspagem) feita por um dentista.

A doença periodontal possui três fases: a gengivite, quando se nota a vermelhidão e o inchaço da gengiva ou até o sangramento durante a escovação; a periodontite, quando a gengiva forma uma bolsa embaixo da margem gengival que favorece o crescimento da placa; e a periodontite avançada, quando os ossos e fibras dos dentes encontram-se destruídos e amolecem o dente, afetando a mordida e forma como você se alimenta ou comunica.

Gengivoplastia a Laser

Conheça mais da nossa clínica: